Conheça a tubaína Golé, de Uberaba (MG)

O Henry Assef, nosso embaixador em Ribeirão Preto, enviou um relato sobre uma experiência única que teve em viagem a Uberaba: a apreciação da tubaína Golé. Abaixo, o texto do Henry.

gole

Eis o Golé, um refrigerante regional de respeito.

Em 1966, o Brasil perdeu a Copa e Uberaba ganhou o Golé. Junção das palavras gol e Pelé, o nome do refrigerante nasceu quando Fransciso Bertoldi, fundador da ilustre fábrica do produto, “bebemorava” um gol do camisa 10.

Hoje, Golé é tão popular quanto o esporte bretão. Pelo menos no Triângulo Mineiro, importante região do país formada por Uberaba, Uberlândia e a beleza de Araguari.

Tive a honra de degustar uma garrafinha de Golé na cantina da Universidade de Uberaba. Mais precisamente, no Campus Centro. Foi muito bom ver a comunidade acadêmica, que sabe das coisas, prestigiando o produto. Uma boa prova de que, pessoas inteligentes, respeitam e valorizam o refrigerante regional.

Fontes fidedignas relataram que, eventualmente, outros refrigerantes são pedidos na cantina. Porém, ninguém por ali conseguiu lembrar as marcas. Fato fácilmente explicável. Golé tem buquê acentuado, sabor honesto e um aftertaste que não incomoda. (Pra agradar as crianças, eu colocaria um pouquinho mais de açúcar).

O rótulo da bebida é chamativo e com informações claras, mas deixa a história do produto, que é muito bacana, um pouco de lado. No caso das tubaínas, modernizar nem sempre é evoluir.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Conheça a tubaína Golé, de Uberaba (MG)

  1. Já tomei muito Golé! Meu padrasto é de Uberaba e sempre ele traz algumas garrafas do refrigerante aqui em casa. Existe também Golé Kids, em tamanho pequeno.

  2. Salvador Santos

    Já ouvi falar do GOLÉ, mas não conheço, até mesmo por não ter em minha região.
    Não sei se é de interesse de vocês, mas, gostaria
    se ser um representante deste produto em minha região.
    Moro em Itabirito, 50 km de Belo Horizonte, Perto de Ouro Preto. Trabalho com Representação de Feijão e Milho. Se for de seus interesse, podemos conversar.
    Grato

    Salvador A. Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s